segunda-feira, 29 de julho de 2013

Do grego: Aikaterhíne, a partir da palavra kathará, que significa "pura"

Catarina de Bragança


Apesar da estátua que se encontra no parque das nações dedicada a esta Catarina ser coisinha para assustar o próprio medo sobretudo à noite, esta é a minha Catarina da história preferida.
Casou com Carlos II de Inglaterra e além do chorudo dote que oferecemos aos britânicos com este casamento, para lá levou hábitos como as Festarolas do Chá ( história da carochina aquela que nos conta que foi algo "criado" pelos britânicos), a wiki ainda diz que lhes deixou a geleia de laranja, o tabaco e ainda introduziu o uso dos talheres. 
Festas, chá, uso de talheres e geleia? Esta é das minhas :)


Catarina de Médicis (a que foi rainha de França)


Catarina de Médicis casou com 14 com Henrique II de França, sobre esta Catarina este artigo e este. De relevância para este escrito importa-me realçar que "introduziu na França o garfo, o gelado e a técnica de montar tendo as duas pernas do mesmo lado do cavalo" levou também para França "o gosto pelo luxo e pelas artes" promovendo festas e protegendo artistas, e ainda "dirigiu a construção do novo Louvre" e "mandou construir o castelo das Tulherias", estes feitos conferem-lhe por um dos artigos acima linkados o título de "verdadeira princesa do Renascimento". 
Gelados, festas luxuosas e gosto pelas artes? That´s my girl... 


Catarina Eufémia


Catarina Eufémia era ceifeira no Alentejo (pois não, as mulheres antigamente não trabalhavam e só ficavam em casa a cuidar da prole... Pois pois...). Em 19 de Maio Catarina foi a escolhida para liderar um grupo de mulheres que se juntaram em plena época das ceifas e resolveram pedir um aumento de ordenado, segundo o que contam só queriam "trabalho e pão", e aparentemente isso custou-lhe a vida.
Catarina Eufémia foi transformada num ícone comunista, mas sobre este tema surgem várias situações não comprovadas e algumas consideradas em alguns escritos como mitos, que era militante do partido, a de que estava grávida... Enfim, politiquices que pouco me interessam para o caso, porque acima de tudo foi uma mulher que, além do nome bonito, teve a coragem de reivindicar por uma situação que com certeza achava injusta. 
Quando era pequena e prolongou-se pela minha adolescência um tio chamava-me Catarina Eufémia... Aparentemente por ser muito reclamona :p (Nota: Esse tio é tudo menos comunista, por isso não sei muito bem se isso era um elogio...).


Catarina de Aragão



Catarina de Aragão, nascida infanta de Espanha, casa-se com Henrique VIII de Inglaterra. Não conseguem ter um filho homem. Ele pede a anulação do casamento situação que conduziu a todas as trapalhadas religiosas que já se sabem da história britânica relativas a esta situação.  
Catarina de Aragão, mesmo sendo uma Rainha estrangeira, conseguiu captar dos Ingleses admiração e respeito por todo o seu trabalho com as pessoas mais pobres, aprovava que as mulheres tinham direito à educação e segundo consta é também considerada patrona do Renascentismo. 


Catarina a Grande


Catarina a Grande, foi uma imperatriz Russa. Segundo consta, tornou possível a expansão do império Russo, melhorou a administração, e transformou a Rússia numa grande potência Europeia. Aparentemente a par do seu sucesso politico (provavelmente com custos elevados para as classes trabalhadoras), a sua vida privada era verdadeiramente escandalosa, devido aos inúmeros amantes que tinha, a quem no auge da paixão elevava os cargos e a quem despachava quando a paixão apagava :p Brincalhona!


Catarina de Alexandria ou Santa Catarina


Nascida pagã na Alexandria, converteu-se ao Cristianismo na adolescência. Lutou contra as perseguições violentas contra os Cristãos tentando convencer o Imperador Maximiano que os seus actos eram errados. Convertia todos os pagãos que o imperador enviava para disputar com ela. Quando foi presente ao imperador, este mandou-a para o cárcere, mandou chamar sábios para tentarem convertê-la sob a promessa de receberem fortunas imensas, mas esta converteu-os. Foi torturada e condenada a morrer numa roda (que aparece nas imagens da Santa), objecto de tortura causador de grande sofrimento, mas reza a lenda que ao fazer o sinal da cruz a roda quebrou-se. Acabou por morrer aos 18 anos decapitada.
Também a história de Catarina de Alexandria é controversa, e há historiadores que duvidam que tenham existido.
Com a descoberta dos frescos dos séculos IX  e VIII em Roma e Nápoles em que é identificada e fica assim comprovada a sua existência.



Simplesmente Catarina


É uma rapariga tão anormal como outra qualquer. Não vai ficar na história de toda a gente mas com certeza ficará na história de muita gente. Gosta de gatos e de cães sem preferência de uns em detrimento de outros (e gosta de quase todo o tipo de imagens fofinhas sobre o tema).
É apreciadora de chá e outras infusões, gelados e chocolate. 
Gosta de todos os tons roxo, verde água, azul petróleo e claro, todas as tonalidades de vermelho. Lampiónica não por convicção mas por paixão. O Benfiquismo que pratica é completamente emocional. 
Acha que os pais tiveram um extremo bom gosto na escolha do nome e cansou-se de usar um pseudónimo, cansou-se da claustrofobia que o anterior template lhe provocava, (ainda que tenha praticamente feito um curso em html para tentar alargar as margens mas sem sucesso), mudou o nome do blogue (já que o objectivo do nome Apontamentos de Luz era ter uma página de fotografias) saiu do armário e assumiu-se...

"Eu sou, simplesmente Catarina... "



Nota: A informação sobre situações históricas apresentadas neste post, que apenas visava falar sobre "Catarinas" que ficaram na história e factos mais leves sobre as mesmas, é passível de conter erros dado que as informações foram recolhidas em sites como wikipédia, e outros sites e blogues. Qualquer correcção é bem vinda.
Relativamente a outras "possíveis" discussões (ah que eu vi um pouco de tudo na minha extensiva pesquisa, valia quase tudo menos tirar olhos) acima de tudo, é importante não esquecer, que este espaço respeita diferentes pontos de vista! É dado o que se espera em troca!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Avós...

Amo-os...
Não como Pais, mas como Avós,
O Amor dos Avós é tão Incondicional como os dos Pais, mas é diferente... 
Sabe a ovo com batatas fritas e salsichas, quando a Mãe em casa está a fazer sopa...
Sabe ao todas as sobremesas do mundo que se podem comer...
Sabe a porto seguro quando os Pais estão zangados connosco...
Soa a música portuguesa,  a festas populares, fado e à mais linda trilha sonora que se possa ouvir...
Sente-se como um edredon de penas quentinho quando o frio na rua é imenso, sente-se como brisa refrescante quando o calor é abrasador...
Sente-se como infinito quando nos querem dar o mundo todo... 
O Amor dos Avós, é um sol sem ocaso que brilha sempre e para sempre! 


Da página: Porque nem as paredes da rua são portas fechadas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Quero dar-te flores...



Quero dar-te flores,
e um Amor...
Quero dar-te abraços,
e aconchegos,
e sensações,
e momentos
repletos de emoções,
Quero dar-te neste dia...
Quero dar-te um presente maior,
quero dar-te flores,
e um Amor...
Repletos de aromas,
de cores,
de sabores...
Quero sussurrar-te
Carinhos,
Música em tom de voz imperfeito...
Tão imperfeito,
quanto a falta de rima,
ou métricas nestas palavras.
Neste dia quero dar-te...
O meu presente maior...
"Um Amor,
Quente por Favor"

Feliz Aniversário :)

With Love
C.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Acerca daquele assuntos dos States andarem para aí a espiar tudo e mais alguma coisa...




Duas ou três considerações:
Acho muito bem que um país leve a cabo aquilo que é o seu ideal de liberdade e governação, e viva de acordo com o mesmo, e o defenda e bla bla bla (inserir discurso altamente intelectual - chiça que ando mesmo de relação cortada com as palavras escritas... Já o meu cérebro parece um rodopio de considerações...) onde é que eu ia... Acho muito bem que pratiquem o que bem entenderem e se governem como bem acharem, mas daí a considerarem que o que tomam como correcto, como certo, como supra sumo da perfeita governação é o que os outros países também DEVEM achar correcto, e ao qual se devem sujeitar parece-me a mim um bocadito fachista... Assim só um bocadinho... É capaz de cortar um bocadinho os ideais daquilo que eu considero liberdade, a mesma que costuma ser embandeirada para levar a cabo acções que lhes interessam, sob a bandeira de algo tão sagrado quanto o é a liberdade. No fim de contas essa mesma liberdade não é sequer respeitada e não passa de uma espécie de bode expiatório (coitadinha da liberdade a ser considerada tal...) para irem lutar pela "liberdade" dos outros. Não! Não é pelos seus próprios interesses, então? O que pensavam? Vá não sejam más línguas... 

Isto ficou confuso, mas poças que me chateia solenemente esta ideia de que não nos resta alternativa à de viver num big brother -.-´ é que se ainda vivêssemos num reality show do género do "Último a sair" sempre dava para para o pessoal se rir...

sábado, 13 de julho de 2013

Porque de loucos todos temos um pouco...

Acordar com o coração aos pulos depois de um sonho bastante criativo assim a puxar para o pesadelo (eu sabia que mais cedo ou mais tarde tanta série de Hannibal e afins haveria de servir de inspiração à minha mente extremamente criativa no que aos sonhos diz respeito), e ao invés de ficar tranquila porque a "corrida" terminou ficar roída de curiosidade para saber o desenlace da história que eu própria criei... 


sexta-feira, 12 de julho de 2013

quinta-feira, 11 de julho de 2013

"Dias felizes"



"Sob o céu estrelado de uma noite de verão", começava assim o texto, que a vi escrever no seu pequeno computador que parece uma lancheira azul,  para o blogue que lhe criei a seu pedido já há cerca de dois anos, depois de descobrir que a mana tinha um, porque também ela queria ter um diário onde pudesse escrever a computador, e pudesse decorar com borboletas coloridas sob um fundo bem lilás ou cor-de-rosa (pois claro).
De um modo algo frenético escrevia sobre os últimos dias, a chegada dos primos, as brincadeiras, as cumplicidades. Escrevia alheada das conjunturas, das crises políticas e económicas, das tróicas e coiso... 
Pelo meio dizia-me "sabes mana, Verão já não se escreve com letra maiúscula, sabias disso?" tentando já precaver a minha possível tentativa de a corrigir, no fim, vira-se para mim, fitando-me com aqueles olhos grandes e em jeito de autorização diz: "vá lê, e podes dar-me a tua opinião". 
A ela disse-lhe que estava muito bem, no entanto a minha opinião sobre o precioso relato, como quem se dirige a uma plateia, acerca destes dias quentes, faz-me saudades daquela visão simples do mundo pelos olhos de uma criança, ela alheada de tudo o resto, do alto dos seus 9 anos, intitulou aquele relato como "Dias Felizes"




quinta-feira, 4 de julho de 2013

Palhaçada? Circo?



Cartoon de Henrique Monteiro: aqui


Não... A nossa situação politica actual é digna de um filme de terror.

E quem está mesmo sem paciência para escrever sobre a situação que estamos a viver sou eu... 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Amor incondicional

















Não há amor, como o amor incondicional de um Pai para com o seu filho, e se esse amor assim for, o amor de um filho é absolutamente recíproco.
Tenho-te amor incondicional tal como sei que o tens em relação a mim, Pai... 
Não há muitas palavras que consigam estar à altura de descrever o que nos une, que é sem dúvida muito mais do que os genes.
Estas palavras são para ti, hoje no teu dia de aniversário :) Já são 48 no BI? És um jovem :) 
Que celebremos muitos e bons! 


Paizinho, hoje é o teu dia :) FELIZ ANIVERSÁRIO!


segunda-feira, 1 de julho de 2013

"Sonho muito, durmo pouco"


As oportunidades surgem... Arrisca, tenta, procura e luta... O desespero e o nervoso que procura disfarçar, em jeito de "ah não quero saber, não tenho expectativas nenhumas" assola os recônditos da sua alma. Aguarda... Aguarda... Aguarda... Insiste, resiste, tenta e não desiste... O cansaço da espera esfrangalha-lhe os nervos... Afasta-se para não contagiar ninguém com laivos de mau humor... Tenta novamente...
Desiste, e a sua alma chora baixinho para que ninguém a escute, acomoda as suas frustrações naquela gaveta cuja inscrição revela "matéria prima que faz a força", amanhã tentará de novo... 

De que são feitos os sonhos, quando "os tempos estão difíceis para os sonhadores?"