sábado, 28 de setembro de 2013

A honestidade medida em uma dúzia de carteiras

A Reader´s Digest fez um estudo (?) que atribui a Lisboa o título de cidade menos honesta do mundo! (Do mundo é muita fruta, mas adiante).
Como foi feito o estudo (?): "perderam" 12 carteiras em 16 cidades, em Lisboa dessas 12 carteiras só foi devolvida 1, que ainda para mais foi devolvida por um casal de turistas, atribuindo à nossa capital o título de cidade menos honesta do mundo.  

São este género de "estudos" que me levam a considerar que existe efectivamente um abuso no uso da palavra, 16 cidades no mundo inteiro, não é uma amostra significativa e muito menos 12 carteiras o são, já para não falar que eles não ficaram para ver quem pegava nas carteiras, afinal, também podem ter sido turistas a ficar com as mesmas, certo? :p É provável que ainda que a amostra fosse significativa Helsínquia (Finlândia), ficasse na mesma no topo ou pelo menos à nossa frente no título de mais "honesta", mas, ficamos nos "ses". 

Já a minha experiência pessoal no assunto, que vale o que vale, indica que até somos bastante honestos, já que a única vez que perdi a carteira, foi numa discoteca e arranjaram modo de ela me chegar tal como a havia perdido (com o dinheirinho que tinha lá dentro) antes sequer de eu saber que a tinha perdido :)

Podem ver a notícia completa aqui









21 comentários:

  1. Já tinha visto a notícia. De facto não se pode considerar um estudo, porque é uma amostra muito pequena, mas acredito que, mesmo com um estudo digno desse nome, haveria mais portugueses a ficar com a carteira do que a devolvê-la. Mas, claro que isso é muito relativo.
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. E ainda dizem que Itália é a terra dos carteiristas... Realmente, avaliar 16 cidades e tirar uma conclusão mundial é, no mínimo, estúpido!
    Beijinhos (e vou tentar caminhar amanhã, esta semana não deu para nada, mesmo hoje tenho estado a trabalhar), bom sábado!
    E vai votar!

    ResponderEliminar
  3. Perder a carteira nunca perdi, mas já me roubaram. E nunca apareceu :P

    ResponderEliminar
  4. Feliz de estares de volta:) Catarina!
    ...Quanto ao tema...isso de estudo tem o nome...foi "comprado" por quem?! É que muitas vezes disso dependem os resultados...

    jinhossssss

    ResponderEliminar
  5. Também não sei se um estudo tão pouco exemplificativo vale de grande coisa, mas infelizmente vem constatar que os portugueses não são, em termos gerais, dos povos mais honestos, o que já toda a gente sabe.
    Obviamente que isso é uma generalização e muito provavelmente se houvesse outros países no estudo, o resultado iria ser diferente.

    Beijos*

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente que este "estudo" não o é. É uma palhaçada para vender notícias.

    Acho que o destaque dado pelos Jornais Televisivos só diminui o Jornalismo e subscrevo tudo o que tu disseste no post.

    Aliás, ontem disse-o quase na íntegra com as mesmas palavras no seio familiar.

    Enfim, estupidez aliada à idiotice.

    ResponderEliminar
  7. Um estudo (????) do caraças.
    Mas ou mais menos tão válido como o do outro que mandava a rã saltar.
    Depois de lhe cotar as penas e a mandar saltar, concluiu que rã sem pernas, não ouve!
    Ele é com cada uma!!
    Beijinhos e votos de boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Esses estudos não são nada inocentes, Catarina. Isso é que me chateia! Um dia ainda vou escrever sobre esses estudos e os objectivos que pretendem atingir. Qual será o interesse de fazer um estudo em 16 cidades e depois eleger a mais honesta e desonesta do mundo? Não brinquem comigo!

    ResponderEliminar
  9. Eu já vi uma discussão sobre este assunto num site que é o couchsurfing.org, aqui. Foi um tonto dum holandês que lançou a lebre e os tugas fizeram um escarecéu do caraças!...

    Eu resolvi pôr água na fogueira, a bem da nação, com estes ditos, que reproduzo abaixo:

    "Folks, I spoke with the guy from Readers' Digest who was responsible for this survey. And he told me that, not being aware of this fact, he left all the 12 wallets next to several ministries offices and banks headquarters. The dutch guy who was the sole person to have returned the wallet he has found was on this new job first day.
    So relax, don't take this so seriously, will ya?..."

    Beijim! ;-)
    Giuseppe

    ResponderEliminar
  10. Pois, chamem-lhe "estudo", eu chamo-lhe tolice!

    Que patetas, pá, então e o Rio, Chicago, Washington, São Paulo, Caracas, Cidade do México, Juarez, Nápoles, Marselha, Moscovo, entre muitas, muitas outras????

    Há coisas que me tiram do sério, pá!!!

    ResponderEliminar
  11. Lilly Como dizia o outro... Prognósticos só no fim... Façam-me um estudo decente que eu depois comento ;) É que sim, podiam ser retidas mais carteiras, mas a questão é que o estudo foi feito em outras cidades com taxas de criminalidade até maiores do que Lisboa.

    Além do mais há outros factores importantes, por exemplo, se numa cidade sem criminalidade nenhuma deixares uma carteira num beco, e numa cidade com uma taxa de criminalidade mais elevada deixares à entrada de um hotel, se calhar aparentemente, as coisas invertem-se, há uma série de variáveis que têm de ser o mais controladas possíveis.

    Mas sim, fazendo o estudo bem feito os resultados poderiam ser os mesmos, mas façam o estudo que depois comento :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Gata depois ainda há esse pequeno detalhe... Tirar ilações a um nível mundial!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Roger que sortudo hein? Eu já a perdi e teve retorno :) E se encontrasse alguma fazia o mesmo :p
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Suri já nem falo da questão dos estudos comprados, ou para ser politicamente correcta "patrocinados"...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Blanche Cérise gostava de poder refutar-te, mas infelizmente tens razão, não somos de todo dos países mais honestos, no entanto, este estudo não é digno desse nome. Nem é só a questão de acrescentar mais países ao estudo, mas também de haver mais carteiras perdidas, com estes números os resultados são perfeitamente casuais ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. S.O.G Acrescentar mais o quê às tuas palavras? Olha leva uma beijoca e já agora boa sorte para o teu Sporting, que ganhe o melhor :)

    ResponderEliminar
  17. O Pedro esse estudo da rã estava qualquer coisa de fantástico :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Carlos em tempos li um estudo, que muito resumidamente ditava a seguinte conclusão: "Casais em que a esposa mantêm o IMC mais baixo do que o do marido ao longo do tempo de casados são mais felizes", basicamente estudaram a "felicidade" de meia dúzia de casais. mediram o IMC e voilá se as esposas engordarem ao longo do tempo de casadas ao ponto de passarem a ter o IMC mais elevado do que o do marido, vão ser responsáveis pela infelicidade do casal...
    Este género de coisas, é um pouco... Não sei que dizer... Honestamente!
    E se neste caso o objectivo ainda for tentar prevenir a obesidade, menos mal, agora aqueles estudos fantásticos por exemplo sobre um produto, e quem patrocina o estudo é quem o vai comercializar é de me mandar ao ar! E bem, este tema dos estudos dá pano para mangas...

    ResponderEliminar
  19. Giuseppe Pietrini por norma, quando essa malta se mete com o orgulho tuga não lhes corre lá muito bem (ver dois ou três posts abaixo), somos pobrezinhos mas temos orgulho :)

    O mal meu caro, é que o nosso país, é um país de gente boa em que anda metade a tentar roubar/enganar a outra metade, e antes fossem só os bancos ou os ministérios, não tendo nada a ver, e passando para o departamento do egoísmo, as manifestações são coisas que apelam à união, mas na hora da verdade cada um só olha para o seu umbigo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Ricardo, ora aí está uma denominação perfeita - tolice! Ainda gostava de ver se alguma revista a sério publicava isto... Porque "estudos" todos podemos fazer, agora publicá-los isso já é outro assunto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Mais me espanta que na Readr's Digest saibam onde se situa Portugal, quanto mais Lisboa.
    Na volta fizeram o estudo em Napoles...

    ResponderEliminar